Imagem capa - PRÊMIO - MELHOR ÁLBUM - 2019 por Alessandra e Michael

PRÊMIO - MELHOR ÁLBUM - 2019

Participar de um concurso voltado à fotografia é sempre desafiador. É algo que mexe com nossos sentimentos desde o momento que enviamos uma foto ou álbum até o resultado: ansiedade, nervosismo, dúvida. Por vezes o sentimento é de frustração, por aquela foto que gostamos tanto não ter sido premiada, o que nos faz repensar nosso trabalho e exigir ainda mais de nós, para melhorar cada vez mais. 


Mas as vezes o resultado é positivo e o sentimento é um só, alegria que não cabe no peito. Ser reconhecido pelo nosso trabalho é gratificante, ter a certeza que todas as noites mal dormidas, todos os finais de semana trabalhados, todos os custos em aprendizado valeram a pena. E foi assim que saímos do Seminário da Pósclick, cheios de gratidão por ter vencido mais uma vez o concurso de Melhor Álbum! Isso mesmo, pela segunda vez consecutiva ganhamos o prêmio de primeiro lugar do Melhor Álbum Pósclick! 


Mas peraí, vamos explicar melhor tudo isso! Nessa altura você deve estar se perguntando: "tá mas o que é esse tal de concurso de melhor álbum?". Primeiro precisamos começar falando da empresa que promove tudo isso, a Pósclick Photo Album lá de Farroupilha, que é a empresa que produz todos os nossos álbuns com muito amor e aceita todos os desafios que projetamos cada álbum único. 


Cada álbum que fazemos é único, assim como nossos queridos clientes, e a Pósclick faz de tudo para dar vida às nossas ideias mirabolantes. Com tantas conversas e convivência acabamos virando amigos, e é muito bom poder contar com eles para trazer o melhor em qualidade e diversidade para vocês que nos procuram para contar suas histórias. Te convidamos a assistir esse vídeo, nele está um pouquinho de todo amor envolvido na produção, que boa parte dela é feita artesanalmente, dos nossos álbuns fotográficos.



Todo o ano a Pósclick promove um seminário com o objetivo de aumentar o conhecimento do mercado fotográfico, e nós participamos sempre, porque dessa forma conseguimos ver palestras incríveis e estarmos sempre atualizados e conectados com esse mundo da fotografia que está em constante transformação. Além disso, conhecemos pessoas maravilhosas e reencontramos amigos que gostamos tanto, como a Dani e o Fernando, que sabemos que podemos contar sempre, pois estão sempre nos apoiando e incentivando a melhorar.





Nesse seminário acontece o concurso de melhor álbum, todos os inscritos podem enviar um álbum em formato digital que é avaliado por um time de jurados, e os primeiros três vencedores ganham o álbum impresso! Os jurados desse ano foram, Guilherme Bastian, melhor fotógrafo do Brasil 2018 eleito pela Inspiration Photographers, avaliando a fotografia e composição, Itamara Ferreira, designer de álbuns de São Paulo, avaliando a identidade visual e o design, e Sério Nogueira, fotógrafo e editor metade brasileiro metade português, avaliando a narrativa e edição. 


Os álbuns vencedores precisavam ter tudo isso, uma boa fotografia, aliado à narrativa e identidade visual consistente. E para nossa surpresa e alegria, nosso álbum foi o vencedor dentre todos os enviados, ganhando primeiro lugar como melhor álbum 2019 da Pósclick. E a gente ficou tipo "QUE?" "PODE ISSO ARNALDO?", sabemos da quantidade de bons profissionais participando do concurso, e nosso objetivo era ao menos ganhar o terceiro lugar, já que o álbum enviando era de um ensaio de quinze anos, e os ganhadores até então foram sempre de casamento, inclusive no ano passado, nosso álbum vencedor do primeiro lugar foi do casamento da Bianca e do Róger.






Vocês estão curiosos para saber de quem foi o álbum premiado? Foi o ensaio de quinze da Pâmela Júlia! Um ensaio cheio de personalidade e estilo, assim como ela. Nós amamos fazer ensaios de quinze, e ganhar a premiação, nos faz ter ainda mais alegria em participar desse momento tão aguardado e importante na vida de toda menina.


Quando conhecemos a Pâmela já percebemos que o ensaio dela iria ser bem original. Com seus cabelos cacheados ruivos, suas sardinhas, seu olhar marcante e seu jeito calmo, ela não passa despercebida. Teve kombi, teve ukulele, teve hortência, teve vestido de quinze, e tudo isso precisava estar presente no seu álbum.


Criamos esses esses elementos em forma de ícones, e assim como em um livro de histórias, cada ícone marcava um novo capítulo no álbum, dividindo cada parte do ensaio, e contando a história desse dia. Para a identidade visual, foram usadas duas fontes, que remetessem à personalidade da Pâmela, uma fonte forte sólida em caixa alta, para mostrar toda a personalidade da Pâmela visionária que sabe o que quer, contrapondo para o segundo nome Júlia utilizamos uma fonte leve, em caixa baixa e manuscrita conversando com a menina sorridente, sonhadora e simples.




Ficou curioso?! Dá play nesse vídeo e vem espiar como ficou o álbum:




O concurso tinha algumas exigências, então precisamos ajustar algumas coisas como o tamanho do álbum, permitido somente 30x30cm. Outro ponto importante foi a escolha da capa, originalmente para a Pâmela foi feita fotográfica, porém no concurso era a própria empresa que escolhia os detalhes, como cores e elementos, então vamos mostrar pra vocês como ficou o do concurso e como era o álbum original.




Agora com vocês, as palavras da Pâmela:

"O trabalho de vocês é incrível disso todo mundo sabe, vocês são uns amores, super atenciosos e cuidam de cada detalhe da personalidade da pessoa pra colocar no álbum, e cada um é super único, cada foto é única, e a gente só tem a agradecer, eu admiro muito o trabalho de vocês porque um tempo atrás era um dos meus sonhos (ainda é um pouco) e ter vocês como inspiração é muito gratificante. Sobre o álbum, sem palavras, ficou tudo lindo maravilhoso, eu olho pro álbum e só consigo pensar: Pâmela definida em fotos."




Só temos a agradecer! Obrigado Pâmela e sua mãe Márcia por nos terem escolhido, obrigado a todos que nos procuram para contar suas histórias de vidas! Obrigado a cada um que torce por nós e que gosta do nosso trabalho, sem vocês nada disso seria possível!